quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Como ir bem em qualquer prova


Não é incomum você olhar para uma prova e não fazer ideia por onde começar, ou mesmo se já chegou na resposta. Agora vou listar algumas etapas para que você identifique e aplique tudo o que aprendeu, e mande bem nas suas provas, e nunca mais sofra um apagão na hora daquela  prova tão importante.
Então vamos lá:
1. Faça  um reconhecimento inicial do problema, para isso faça as seguintes perguntas:
A.  Existem desenhos , gráficos ou  fórmulas no problema que você vai resolver?
B.  Pergunte a você mesmo que informações posso tirar das imagens?
2. Leia o problema com muita atenção, nesta etapa tenha em mente o seguinte; você deve  imaginar a cena que o enunciado descreve, já que cada problema é uma estória. Esteja atento a cada detalhe, concentração é tudo. Nem sempre entendemos tudo de primeira, então se necessário leia de novo.  

                  A.  Fique atento aos detalhes;
                  B. Use a imaginação;
                  C. Escreva suas dúvidas, antes de reler.

3. Neste ponto tenha foco no que realmente você quer calcular, ou seja qual resposta deve obter. Para isso é importante:
                 A. Tome nota de tudo que o exercício fornece, e das condições que são dadas;
                 B. Fique atento a palavras como calcule, determine, entre outras;
                 C. Pense no problema com uma situação real,  que te seja mais familiar;
                 D. Associe o exercício a outros que já resolveu;
                 E. Quando julgar necessário faça desenhos.
4. Cuidado com as contas, não tenha pressa, pois  a afobação é sua inimiga, com o passar do  tempo você será rápido e preciso nas contas. Pense nenhum praticante de atletismo já começa batendo recordes.

5. Nesta etapa você já tem um número como resposta, não se apresse em assinalar a alternativa Pense bem no que o número está lhe dizendo, e avalie se é uma coisa razoável. Preste atenção no exemplo:
                  A. O exercício pede para você determinar a altura de uma prédio. Sua resposta não pode ser  2 metros por exemplo. Avalie sempre, pois a matemática não é diferente da vida. Não existem prédios de 2 metros de altura.
                

terça-feira, 15 de maio de 2018

Ensinando Química através de poesia e prosa

Ensinar Química através de prosas e poesias pode ser uma alternativa  prazerosa para professores e alunos. Ajuda a desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos educandos, além de despertar o gosto pela leitura, apresentando escritores e poetas nacionais e estrangeiros aos adolescentes. Não é segredo para ningém que a Química, recheada de seus símbolos, cálculos e fórmulas não é a queridinha dos adolescentes, mas  desperta calafrios em alguns, porém buscar um aporte aos conteúdos químicos do ensino médio,  em textos  de prosa  e poesia é uma alternativa para amenizar este asco por parte de alguns alunos. Em princípio podemos citar alguns escritores e poetas como Carlos Drummond  de Andrade, Patativa do Assaré, na obra poética de Drummond  encontramos entre outros poemas : A montanha pulverizada, que trata de questões ambientais e aborda a questão da    siderurgia  ( produção do aço e ferro), neste caso pode -se apresentar a obra do poeta e especificamente o poema citado, nele encontramos o trajeto do minério do ferro, que pode ser ponto de partida para trabalhar temas como: transformações químicas, separação de misturas  e propriedades dos metais. Em relação ao artista nordestino Patativa do Assaré , que escreveu inúmeras poesias de cordel e tratou sempre de temas relevantes para sociedade,  narrando as questões polêmicas do Brasil de sua época, porém infelizmente os temas ainda são atuais, a ideia é apresentar a métrica de um cordel e sugerir a criação de cordéis,  com temas químicos,  a partir da  imaginação pode rolar solta, porém deve-se tomar cuidado com a amplitude da licença poética, pois não podemos permitir concepções alternativas que induzam a construção de conceitos químicos errados. Partindo de textos poéticos, bem como de prosa é possivel tornar a aula de Química mais produtiva e atrativa, e usando  estes textos como pontapé inicial, poderemos nos aprofundar nos temas químicos contando com maior motivação dos alunos.